Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher?

Hoje vou dar algumas informações de como escolher o melhor driver para seu sistema de som automotivo.

Umas das dicas iniciais para escolha, é ficar atento em alguns parâmetros, como:

  • Sensibilidade (onde quanto maior melhor);
  • Resposta de frequência e frequência mínima de corte.

O valor em rms também influência, mas principalmente ele e a sensibilidade, podem sofrer algumas alterações nas medições em fábricas diferentes, o que dificulta a comparação, sendo que podem apresentar valores bem elevados.

Por isso, vamos dar informações para entender as características dos modelos, como materiais do reparo, diâmetro da garganta, tamanho do conjunto magnético e tecnologias implantadas, separar eles de acordo com os modelos mais comuns no mercado, para ficar mais fácil na hora de escolher.

Drivers de Som Automotivo Mais Baratos

O que é um Driver Fenólico?

Quando temos o nome do driver de fenólico, indica que seu diafragma é feito de tecido (especial para ter bom desempenho sonoro) revestido com resina fenólica, é mais robusto, sendo mais difícil de apresentar problemas mecânicos, como estourar o diafragma.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 1

Esse material deixa o conjunto um pouco mais pesado, trabalhando em frequências mais baixas com maior facilidade, o que é excelente para uma resposta com vozes mais encorpadas

Porém, por causa do peso, geralmente tem menor sensibilidade, isso quer dizer que perceberá um pouco menos de volume sonoro ao aplicar a mesma energia (potência) em comparação aos modelos de titânio, por exemplo.

Qual a região de trabalho do Driver Fenólico?

Um exemplo da região de trabalho é de 800hz à 5000 hertz, e como o espectro audível humano chega até os 20000 hertz, é necessário utilizar um tweeter, para complementar a qualidade musical.

O driver com reparo fenólico oferece menor custo de troca caso queime.

Outra vantagem é que pode ser utilizado tranquilamente com capacitores para cortar o grave do sinal que chega até ele, o que indica maior praticidade e menor custo também.

Driver de 1 Polegada o que é?

Esses tipos de drivers com boca/garganta de 1 polegada são menores e isso proporciona algumas características.

Sua garganta na maioria das vezes é de rosca e por serem pequenos e leves, são facilmente utilizados em cones de plástico, que também têm baixo custo.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 2

Esses modelos tendem a ter respostas mais altas que os modelos de 2 polegadas e geralmente se recomenda um corte mais alto de trabalho.

Geralmente aceitam menos energia aplicada e mesmo com modelos de maior valor em rms em relação aos de 2 polegadas, eles não aceitam tao bem aplicar o dobro do valor em rms nominal, principalmente ao ser utilizado por várias horas.

Mas não é regra ao olhar somente o valor em rms, pois como são mais vendidos por causa do menor preço, fabricantes podem inflar esses valores.

Qual o Melhor Driver de baixo custo? Som Automotivo

Nos modelos mais famosos de baixo custo, temos o HDI320 Hinor e D200 JBL.

Nesta linha de baixo custo há muitos modelos, mas por serem simples, se te oferecerem modelos diferentes, basta comparar o peso do driver ou verificar o tamanho do ímã do driver, modelos mais pesados e com ímãs mais parrudos, consequentemente são mais fortes.

Nesses modelos, podem ser aplicados com módulos mais fracos, e são muito utilizado em caixas de 3 vias, juntos com um alto falante de grave e um supeer tweeter, como as caixas trio, caixas bob, propaganda volante e projetos profissionais de pequeno porte, por exemplo.

Outro Fator que influência para ter maior valor em rms, é o material da tampa.

Os modelos com tampa em alumínio, consequentemente são mais caros e têm maior eficiência na dissipação de calor, casando melhor também no mercado, com conjuntos mais parrudos.

Driver mais vendido do Mercado

Um modelo mais forte, que tem sua tampa em alumínio, é o famoso Driver D250-X da JBL.

Ele é um dos modelos mais vendidos, pois combina ótima relação custo benefício.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 3

Esse modelo caiu no gosto do mercado brasileiro e há modelos de outras marcas com design e características similares, além de um modelo com melhorias da propria JBL, o D260 Pro.

Oferecem ótimo casamento com sistemas de pequeno e médio porte, seja em projetos automotivos, como o pancadão automotivo ou profissionais.

Driver mais Forte de 1 Polegada

Para quem deseja um valor RMS ainda maior, temos o D250 Trio, com 200wrms.

Para ter maior valor em rms, temos um conjunto magnético maior, e enrolamento da bobina bem alto, o maior de todos os drivers com garganta de 1 polegada do mercado.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 4

Com o enrolamento maior, o reparo fica um pouco mais pesado e o driver consegue trabalhar melhor nas frequências mais baixas.

Temos também, modelos da hinor, que não possuem tampa em alumínio , como seu modelo HDC1000, acaba ficando um pouco mais barato.

Ele possui o mesmo reparo de seus irmãos mais fortes, onde neles, aumenta-se o tamanho do ímã para ter maior desempenho, o HDC1500 e HDC2000, e ficando fácil de notar pelas fotos as diferenças entre eles.

Nos modelos mais fortes, por causa do seu peso, há maior necessidade de utilizar um suporte interno na caixa, assim como rosquear o driver por dentro da caixa, pois não passa pelas aberturas da boca do cone.

Drivers de titânio O que é?

Os drivers com reparo de titânio, proporcionam alta sensibilidade e baixa distorção, cobrindo uma faixa de frequências médias e altas.

Um exemplo da região de trabalho é de 1000hz à 20000 hertz, neste caso há menor necessidade de utilizar um tweeter no sistema.

Com esta resposta, aliás, ele pode trabalhar juntamente com um driver fenólico, fazendo a região das altas no lugar de um super tweeter, ou trabalhar com o driver fenólico e o super tweeter para um sistema de mais vias.

Alguns dos seus pontos negativos, ficam por conta do maior custo do reparo, e maior necessidade de utilizá-lo com um processador ou um divisor de frequência.

Isso acontece, pois a membrana de titânio é extremamente fina e é mais frágil, sendo comum até os reparos terem algumas ranhuras para aumentar sua resistência.

Erros na utilização, podem estragar facilmente o reparo.

Driver de Titânio Barato de Baixo Custo

Os modelos de menor custo e valor em rms, são similares aos Driver QVS 145TI QVS e JBL 2424, muito utilizados em sistemas profissionais de duas vias, onde ressaltamos que reparo é menor que a bobina de 2 polegadas.

Nos modelos comuns, temos como exemplos do 202Ti (204ti QVS) e D220ti Trio da JBL (244ti QVS).

Nesses modelos, um dos grandes diferenciais, é que eles são voltados para maior qualidade, e com isso agrega-se ao conjunto magnético o plugue de fase.

O Transformador acústico (phase plug) injetado, fica próximo ao diafragma com várias aberturas otimizadas que eliminam cancelamentos de fase, melhorando o desempenho dos modelos.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 6

São excelentes para serem aplicados em caixas monitoras, caixas de retorno, surround de cinemas ou ainda onde se requer um alto desempenho em sistemas profissionais, e muito utilizados no nordeste, casando com drivers fenólicos em sistemas 4 ou 5 vias.

Drivers EAP

Recentemente também, tivemos a difusão no mercado brasileiro, dos modelos com diafragma de poliimida que é uma pouco mais resistente que o titânio (mas um pouco mais pesado) e enrolamento de CCAR, que é um fio de alumínio revestido com cobre com secção quadrada, isso permite maior proximidade dos fios e tem-se um ganho no driver.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 7

O modelo da Estranho Áudio Parts, foi utilizado pelo dono do Paredão Estranho, e de acordo com os testes ofereceram resposta similar aos modelos de titânio de 1 polegada, além de aceitar maior energia aplicada, tendo então maior durabilidade.

Drivers de Neodímio O que é?

Temos também disponível no mercado, os modelos com ímã de neodímio.

Eles possuem força magnética em torno de 3x maior que os modelos comuns de ferrite, isso faz com que o driver tenha maior eficiência e qualidade sonora, ou seja, apresentam valores maiores de sensibilidade e resposta mais ampla.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 8

Outras vantagens são o peso e principalmente o tamanho reduzido, podendo aproximar ainda maio os modelos de bocas maiores, como os de 2 polegadas, aumentando o acoplamento ao ser utilizado em quantidade.

A desvantagem fica pelo preço, que é bem mais caro.

Temos como exemplo, o 3500Ti da QVS, que por curiosidade, é um dos únicos disponíveis no mercado com a opção de 16 ohms, indicado para sistemas de alta fidelidade ou desempenho, seja em sistemas profissionais ou automotivos.

Vamos agora aos modelos de 2 Polegadas.

Driver de 2 polegadas O que é?

Os Modelos com garganta de 2 polegadas, também oferecem motores maiores e mais pesados, sendo assim sendo mais eficientes se comparados à modelos similares de 1 polegada, porém tem um custo mais elevado.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 9

O conjunto magnético com alto fluxo geralmente possui na parte interna, um anel de alumínio em curto circuito, que evita a modulação de campo magnético, cujas variações bruscas e intensas de sinal invariavelmente causam distorções.

O gap do conjunto também possui no seu interior um fluido magnético (Ferrosound) que garante melhor centragem e excelente dissipação do
calor da bobina móvel.

Outro fator que ajuda, é que grande parte dos modelos possuem plugue de fase feitos em alumínio.

Sua garganta é conectada via parafuso, e são melhores aplicados em cornetas de alumínio ou fibra.

Sendo assim, são projetados para sistemas de grande porte ou alto desempenho, e eram utilizados comumente em sistemas profissionais de médio e grande porte, porém veem sendo utilizados em sistemas automotivos de alto desempenho também.

Driver Fenólico de 2 Polegadas

Nos modelos fenólicos, conseguimos além da maior sensibilidade, vozes ainda mais encorpadas, pois o conjunto móvel maior facilita a reprodução dessas frequências.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 10

Um exemplo da região de trabalho é de 600hz à 5000 hertz, e assim como o modelo menor:

  • é necessário utilizar um tweeter ou driver de titânio, para complementar a qualidade musical.
  • Pode ser utilizado tranquilamente com capacitores, mas pelo custo do driver e reparo, o ideal é investir em um processador.

Nesses modelos, há algumas características de construção que acabam modificando seu valor e desempenho.

A principal diferença inicialmente é o tamanho da bobina.

Existindo modelos de bobina de 3 polegadas (ou 75mm) e modelos de 4 polegadas (ou 100mm)

Os modelos de 3 polegadas, geralmente utilizam ímã de 169x16mm e tem como seus modelos mais famosos, a D305 JBL, DF375 Oversound, 370Fe QVS,

Em comparação com os modelos de 4 polegadas, esses modelos geralmente:

  • Acabam apresentando valor em rms um pouco menor;
  • tem menor desempenho nas baixas e maior desempenho nas altas;
  • podem apresentar sensibilidade um pouco menor;
  • são modelos de menor custo, e geralmente possuem tampa em plástico.

Veja o comparativo da D305 e D405, que são modelos similares.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 11

São os modelos de entrada para os drivers de alto desempenho.

Modelos como a 405 JBL e E-405 Eros, já possuem além da bobina maior, o ímã de 200×24.

São os modelos que utilizam tampa em plástico e oferecem menor custo.

Já Modelos como a D405 trio JBL e Eros E-405 trio, apresentam também tampa em alumínio, que ajuda a dissipar ainda mais o calor do conjunto magnético, e consequentemente acabam sendo modelos mais caros.

A tampa em si já é um indicativo que o custo deu espaço para a busca do melhor desempenho possível e o conjunto motor são bem diferentes dos modelos anteriores, onde pode-se notar pelas especificações diferentes também.

Ainda temos os modelos com ímãs ainda mais parrudos no mercado, com ímãs de 220×25, o 7 driver SDF4300 com tampa em plástico e o triton TRD 505 com Tampa em alumínio.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 12

E também o QSD com ímã de 230×25 com tampa em plástico.

Esses modelos fenólicos, são muito utilizados no sistema de som automotivo de alto desempenho, seja para quem procura alta qualidade ou disputar rachas de som.

Veja foto do comparativo completo:

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 13

Drivers de titânio 2 Polegadas

O driver de titânio de 2 polegadas, tem características similares ao de 1 polegas, veja:

Porém, por causa do conj. e reparo maior, temos:

  • resposta bem ampla, descendo mais que os modelos de 1 polegadas e conseguindo subir até 20000 hertz;
  • é o reparo mais caro de todos os modelos.

Em comparação os modelos fenólicos, aceitam menos erros e aplicar o dobro da potência por muito tempo é bem mais arriscado causar danos.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 14

A grande vantagem é para sistemas profissionais de alto desempenho e bem projetados, oferecendo elevado desempenho e qualidade sonora.

Assim como nos modelos fenólicos de 2 polegadas, também temos linhas diferentes, com bobina de 3 ou 4 polegadas.

Porém, são menos vendidos, e há também menor quantidade de modelos disponíveis para escolha.

Dentre eles, podemos destacar a d305Ti JBL e a etd72250 eros, são os modelos de 3 polegadas com ímã de 169×16mm.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 15

Eles possuem geralmente menor valor em rms, menor desempenho nas baixas e alta fidelidade nas altas, além do menor custo.

No modelo de 4 pol, ímã de 200×24 e de menor custo, temos o exemplo da d408 jbl ti, com tampa em plástico, podemos dizer que é o modelo intermediário.

Já nos modelos com tampa em alumínio, esse material além de ajudar na dissipação de calor, pela utilização do titânio, também fornecem melhor frequência de ressonância na compressão do driver, proporcionando ganho mínimo no timbre das altas frequências, sendo um dos modelos mais utilizados pelos amantes do som profissional, onde temos como exemplo a d450ti jbl e d409ti.

Melhor Driver Som Automotivo | Como escolher? 16

No modelo com ímã de 220×25, podemos destacar o dti9950 da oversound, é o conjunto mais parrudo. Tem tampa em plástico e fio chato ccar.

Uma desvantagem é que o custo pode ficar bem elevado dependendo do modelo.

Drivers de neodímio 2 Polegadas

Nos modelos com imã de neodímio, temos reparos de titânio com bobina de 3 polegadas e garganta e 1,4 pol com expansor para 2 polegadas.

Modelos como o 950TI QVS e ETD7130 possuem fio retangular, tampa em alumínio, e peso com em torno de metade do peso dos modelos de ferrite.

Assim como os modelos de 1 polegada de neo, oferecem, 3x mais força magnética, alta sensibilidade, fidelidade sonora e preço elevado.

E com garganta maior, consegue também maior valor em rms e a resposta mais ampla de todos os drivers do mercado.

Como curiosidade, é o modelo utilizado no caminhão estranho.