Facebook Google+ Twitter Youtube
Notícias sobre Lançamentos

Lançamento: Processador Digital Audio Sigma CarDSP

O CarDSP é um processador de áudio para som automotivo, que por meio de seu software é capaz de fazer o gerenciamento elétrico e personalização, com recursos avançados.

PUBLICADA EM06/01/2014 16h00ATUALIZADA EM06/01/2014 19h22VISUALIZADA 3109 VEZES
Comentar notícia

O que é o CarDSP e o que ele faz?

O CarDSP é a solução completa de processamento de áudio e gerenciamento elétrico para o som automotivo de pessoas que buscam originalidade ou personalização. Além disso, é o primeiro e o único processador de áudio automotivo do mundo com sistema de gerenciamento elétrico inteligente – tecnologia patenteada. Com o CarDSP, você irá extrair o potencial máximo do seu sistema de som através das infinitas possiblidades de ajustes de equalização paramétrica, crossover, alinhamento de tempo, etc. Todos estes ajustes proporcionam reprodução sonora natural e cristalina, com excelente timbre e palco sonoro perfeitamente posicionado. Ao mesmo tempo,  o CarDSP também garante a segurança do seu investimento oferecendo proteção completa aos equipamentos de som e sistema elétrico do veículo. Ficar sem bateria? Nunca mais. Queimar alto-falantes? Nunca mais.

Como é o software de controle do CarDSP?
Extremamente fácil de usar, disponível em Português-BR e Inglês-US, compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8. Além de ser fácil de entender, também permite você se aprofundar em configurações avançadas de processamento de áudio, assim possibilitando explorar ao máximo o potencial do seu sistema de som. Manual completo de utilização em Português-BR. 
 
 
 
O CarDSP é destinado a quais tipos de som automotivo?
Todos, literalmente. Em termos de processamento de áudio, o CarDSP é absolutamente impecável, tanto pela qualidade e precisão, como pela quantidade de recursos, por isso é especialmente querido pelos fãs do “SQ” (Sound Quality). No entanto, os recursos de Gerenciamento Elétrico e Limiters individuais para cada canal proporcionam segurança excepcional para sistemas de alta potência, desta forma o CarDSP também é especialmente funcional para os fãs de SQPL, SPL e TRIO.
 
 
Qual tecnologia é utilizada no CarDSP? 

Processamento Digital de Sinais (DSP): O áudio analógico entra através dos conversores analógico-digital (ADCs) de 24 bits. A partir deste ponto, o áudio é transformado em um sinal digital que será processado com precisão dupla de 56 bits a uma velocidade de 100 Milhões de instruções por segundo. É nesta fase que o sinal digital recebe tratamento matemático para realizar funções de crossover, equalização, delay, limiter, etc. Após estas duas etapas, os conversores digital-analógico (DACs) de 24 bits transformam o sinal digital que já foi processado em áudio analógico novamente, que então passa pelo buffer de saída analógico de alta qualidade para garantir que, através do cabeamento, o áudio chegue com integridade total aos módulos amplificadores de som. 

 
Qual a qualidade sonora do CarDSP? 

A filtragem dos circuitos analógicos é feita de forma meticulosa, o áudio é acoplado com capacitores de alta qualidade, os DSPs da Analog Devices possuem excelente timbre e os amplificadores operacionais (op-amps) de alta performance são Texas Instruments, empresa mundialmente conhecida por sua assinatura musical agradável e por ser proprietária da marca BurrBrown. A relação sinal ruído (SNR) de >100 dB, DACs e ADCs 24 bits, mais o processamento de dupla precisão em 56 bits, proporcionam timbre natural, com excelente dinâmica e reprodução sonora completamente livre de hiss (chiado) e distorção.

 
 
Especificações Técnicas do processador de áudio CarDSP:
 
 
Características elétricas:
  

   Relação Sinal / Ruído > 100dB;

   Rejeição de ruído: >100dB;

   Resposta de frequência: 10hz a 22Khz +/- 1dB;

   Impedância de entrada: 22k Ohms.

   Impedância de saída: 100 Ohms.

   Sensibilidade de entrada: 2Vms ~ 6Vrms (LL), 5Vrms ~ 20Vrms (HL)

   Distorção harmônica: < 0,001% @ 1Vrms

   Consumo de corrente: 500mA

   ADCs e DACs com 24 bits de resolução ;

   Processamento  de dupla precisão com resolução de 56-bits;

   Tensão máxima de saída RCA: 12Vpp;

   Tensão de operação: 8 à 18V max (não desliga durante a partida do motor).

 

Entradas e saídas de áudio:

   2 Entradas estéreo RCA ;

   1 entrada auxiliar para plug P2;

   1 Entrada alta “High Input” com Remote automático;

   8 Saídas RCA correspondentes a 04 canais estéreo / mono independentes. 

 
Recursos de processamento de áudio:
 

Crossovers: 4 Filtros de Passa Alta (High-Pass) e 4 filtros Passa Baixa (Low-Pass) totalmente configuráveis, com slopes de 12, 18, 24, 36 e 48dB/oitava a sua escolha. Topologias disponíveis: Linkwitz-Riley, Bessel e Butterworth. Ajustes a passos de 1Hz, variando de 10hz até 22.000Hz.

 

Ganhos: Entrada, saída e balanço para cada um dos 4 canais;

 

Equalizadores: 4 Equalizadores completamente independentes, com os tipos Paramétrico, Hi-Shelf e Low-Shelf selecionáveis. Frequência de centro e Bandwidth (Q – BW) ajustáveis para cada banda. Cada um dos 4 equalizadores disponíveis possui até 24 bandas.

 

Limiters R.M.S: Estéreo e independentes, com controles de Time attack (50 à 200 dB/s), Decay (6 à 21 dB/s) e Threshold (-24 à + 3 dB) para cada um dos 4 canais;

 

Controles de alinhamento de tempo: 8 Delays independentes com atraso de até 2,95 metros para cada saída RCA.

 

Calculadora automática para ajuste de correção de tempo (T.A.) e Balanço. Basta medir as distâncias, alimentar a calculadora, e o software irá alinhar o som automaticamente de forma exata baseada em algorítimos matemáticos avançados e nas propriedades de atenuação logarítimica do som;

 

Configurações de saída: Estéreo, Mono (L + R), Mono (L), Mono (R) para cada um dos 4 canais;

 

Configurações de fase: L+ / R+, L-/R-, L+/R-, L-/R+ para cada um dos 4 canais;

 

Recursos do Gerenciamento elétrico:

 

São 4 “Gerenciadores elétricos ” independentes integrados ao CarDSP. Cada gerenciador possui:

 

• 8 saídas de comando remoto com temporização programável de 0,5 até 10 segundos para ligar;

 

• 4 entradas para monitoração de voltagem (voltímetros);

 

• 4 Ações automáticas programáveis independentes para a condição de “Bateria Fraca”, com diminuição do ganho (volume) selecionável de -3dB até -24dB;

 

• 4 Ações automáticas programáveis independentes para a condição de “Bateria muito Fraca, com diminuição do ganho (volume) selecionável de -3dB até -24dB e desligamento automático das saídas de comando remoto escolhidas;

 

• Alternância do estado dos comandos remotos (ligado / desligado) de acordo com o Slot de memória em uso. Isto significa que você pode criar uma memória dedicada para cada modalidade de sonorização, como “SQ” e “SPL” por exemplo, e o CarDSP irá alternar entre elas reconfigurando o áudio e alternando a utilização dos módulos amplificadores de som.

 

Perguntas frequentes

 

Existe algum equipamento similar ou parecido com o CarDSP?

Não exatamente. Existem processadores de áudio automotivos, como por exemplo Audison BitOne, Alpine PXA-H800, ARC Audio PS8, entre outros. No entanto, além de mais  caros, nenhum deles incopora o sistema de gerencimento elétrico que monitora de forma inteligente a bateria, possui ações programáveis automáticas para quando a bateria estiver fraca e muito fraca, e gerencia os comandos remotos dos módulos amplificadores.

 

Como o CarDSP foi desenvolvido?

Através da dedicação total ao estudo de processamento digital de sinais, milhares de horas de programação, centenas de horas de laboratório e testes inacabáveis na bancada de laboratório e em diversos carros com variadas marcas e modelos de equipamentos de som automotivo. Tudo foi criado “do zero” e exaustivamente testado.

 

Que tipo de CD/DVD-Player eu preciso ter para utilizar o CarDSP?

Qualquer um. Pode ser original do carro, de diversas marcas, ou até mesmo iPhones, iPads, MP3 Players, GPS, etc. Para os CD/DVD-Players originais, o CarDSP possui “entrada alta” com “auto-remote”, assim possibilitando interface direta sem necessidade de conversores de qualquer tipo. A vantagem é que todo o processamento ocorre no CarDSP, então a fonte de áudio não importa. É claro que é sempre bom utilizar CD/DVD-Players de qualidade. Além disso, o CarDSP possui 3 entradas de áudio estéreo. Desta forma, você pode ter mais de um CD/DVD-Player ligado ao mesmo tempo.

 

Quais são os equipamentos que o CarDSP substitui?

Ao utilizar o CarDSP, você dispensa o uso de processadores de áudio, divisores de frequência, equalizadores, voltímetros e sequenciadores de comando remoto. Solução única, integrada e completa. Consequentemente, a instalação do sistema de som fica muito mais limpa e confiável.

 

Quais são os benefícios que o CarDSP traz ao meu sistema de som automotivo?

 

Qualidade sonora:

 

• A equalização paramétrica permite ajuste extremamente preciso da resposta de frequência dos transdutores, desta forma, é possível obter sonoridade mais natural e realística, bem como correção exata de ressonâncias da cabine do carro. Também é o único equalizador do mercado com capacidade de equalizar subgraves de até 10Hz. Além disso, diferentes equalizações podem ser definidas e salvas em memórias separadas de acordo com seu gosto pessoal e estilo musical, por exemplo.

 

• Os Crossovers possuem ajuste a passos de 1Hz, slope selecionável de 12 a 48 dB/oitava e topologias

 

Bessel, Butterworth e Linkwitz-Riley à disposição.  Isto permite o aproveitamento máximo dos componentes, proporcionando casamento perfeito entre a resposta de frequência dos transdutores e baixíssimo nível de distorção, mesmo em regime severo de funcionamento.

 

• O alinhamento de tempo (T.A. / Delay) e o balanço garantem imagem sonora realísitica e perfeitamente focada. Além disso, cancelamentos de fase são evitados e o som se torna vívido e nítido.

 

Segurança:

 

Gerenciador de baterias: Garante que os limites de tensão que você programou para as

condições de “Bateria Fraca” e “Bateria muito fraca” nunca serão excedidos. Isto

significa que a bateria nunca irá sofrer descarga excessiva, os módulos amplificadores

não irão trabalhar com tensão abaixo da especificada, consequentemente, estes

amplificadores serão preservados , bem como os transdutores ligados a eles. Além

disso, você tem a garantia de que o carro irá dar partida no motor normalmente, bem

como o alternador e o regulador de tensão não terão que trabalhar forçadamente.

 

Limiter R.M.S: Garante que os limites dos módulos amplificadores e dos transdutores

não serão excedidos, mesmo em condições severas de uso. Desta forma, é garantido

que você irá ter o aproveitamento máximo de seus módulos amplificadores e

transdutores sem correr o risco de queimá-los!

 

Crossover: Muito importante na segurança, principalmente se tratando do corte das

baixas frequências. Subwoofers jamais irão ultrapassar o limite seguro de excursão

máxima (Xdamage) mesmo em caixas dutadas ou free-air, bem como os transdutores de média e

alta frequência ficam imunes a frequências abaixo da faixa de reprodução segura. Por

exemplo, o corte 48 dB/oitava oferece 4 vezes mais proteção comparado ao corte 12dB / oitava comumente econtrado nos crossovers automotivos.

 

Soft-Start e Soft-Finish de áudio: As transições sonoras sempre irão ocorrer de forma

suave, preservando os amplificadores, transdutores e seus ouvidos. Sempre que o som

for ligado, o CarDSP irá aumentar gradualmente o volume de forma suave. Quando a

memória em uso (preset) for alterado, o CarDSP irá gradualmente abaixar o volume,

trocar a memória e aumentar o volume novamente de forma suave.

 

Personalização e flexibilidade:

• Com apenas um toque no botão de memória, o CarDSP pode reconfigurar

inteiramente o seu sistema de som, um trabalho que feito da maneira convencional,

levaria horas. Deste modo, é possível obter um nível de personalização inédito, como

por exemplo, dedicar uma memória para “Som para dentro” visando qualidade

máxima de reprodução sonora, e dedicar outra memória para “Som para fora” visando

pressão sonora. Além dos parâmetros de processamento de áudio, tais como, cortes

de frequência e equalização, o CarDSP é capaz de desligar e ligar módulos

amplificadores de acordo com o objetivo de sonorização desejado.

 

Preço sugerido: R$ 1.590,00 (consumidor final)
 
Severino Xavier
 
(11) 7745-2386
 
(11) 3337-3761

 

Informar erro
comentários
vídeo da semana