Melhor Alto Falante de Porta Como escolher?

Hoje vou dar algumas dicas para escolher o melhor alto falante de porta para o som automotivo do seu carro!

E para que isso aconteça, vai precisar de algumas informações importantes primeiro.

Características dos alto falantes de porta

Os alto falantes das portas são pequenos e não são muito eficientes na reprodução de graves (não conseguem movimentar grande massa de ar), além disso, a própria porta do carro, não é um ambiente sonoro ótimo para a reprodução dessas frequências.

Com a escolha correta do alto falante, conseguira um bom resultado, mas se quer um sistema ótima qualidade e graves fortes, o ideal complementar o sistema com mais vias (mais alto falantes), como um subwoofer, por exemplo.Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 1

Antes de escolher o modelo correto, terá que saber o tamanho do alto falante que vai na porta do seu carro, na grande maioria dos casos, ele é um alto falante com tamanho de 6 polegadas, mas pode ser menor, como um de 5 ou 4 polegadas e até maior, como um 6×9, o que pode alterar um pouco a disponibilidade de modelos disponíveis no mercado.

Para ter essas informações, vamos disponibilizar um link na descrição com o carro e o respectivo tamanhos de alto falantes que vão nas portas.

Qual o tamanho dos alto falantes das portas?

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 2

Se no seu carro, o tamanho do alto falante não importa tanto, pois quer um projeto personalizado, opte por modelos de 6 polegadas (ou até 6,5), pois por ter maior tamanho vão proporcionar melhor resposta na região das baixas frequências.

Informações e Parâmetros Importantes para a escolho do alto falante de porta

  • Sensibilidade (onde quanto maior melhor);

Um alto falante com um valor maior de sensibilidade, indica que ele vai tocar mais, com menos energia/potência.

E isso é importantíssimo, principalmente se vai utilizar o player original, pois geralmente não são muito fortes.

Os primeiros números da esquerda, dizem, o quão grave ele pode chegar a tocar, já os da direita, dizem o quão agudo ele pode chegar a tocar.

Nós conseguimos ouvir frequências de 20 à 20000hz.

O ideal é ter um alto falante com resposta mais ampla possível, porém se preocupe mais no valor menor, que é a resposta das baixas, pois adultos já apresentam uma perda na audição e ouvem geralmente até 16000 hertz.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 3

O valor em rms também influência, mas principalmente ele e a sensibilidade, podem sofrer algumas alterações nas medições em fábricas diferentes, além disso:

  • algumas marcas marcas podem aumentar esses valores para ter mais vendas;
  • se procura qualidade o valor rms do alto falante é secundário.

Por isso, vamos dar informações para entender as características dos modelos, os tipos de aplicação e materiais utilizados, separando eles de acordo com os modelos mais comuns no mercado, para ficar mais fácil na hora de escolher.

Vamos começar pelos sistemas mais simples, caso queira somente trocar o alto falante que queimou ou somente dar um upgrade no sistema, sem precisar fazer grandes mudanças e gastar muito dinheiro.

Melhor alto falante barato

O que recomendamos nesses casos é utilizar alto falantes triaxiais, são alto falantes que oferecem ótima relação custo-benefício e já trabalham com uma resposta ampla de frequência.

Esses tipos de alto falantes possuem um médio grave, que reproduz as frequências baixas, e basicamente dois mini tweeters em uma torre, reproduzindo a parte das frequências altas.

São 3 vias em um, por isso o nome, triaxial.

As vantagens desse tipo de alto falante:

  • baixo custo;
  • facilmente instalado no carro;
  • há uma enorme quantidade de modelos disponíveis no mercado.

Se quer gastar pouco, existem modelos com cone de polipropileno, carcaça de plástico e borda de borracha, como os modelos básicos como os da bravox e bomber e hurricane, a partir 70 reais.

Alguns carros precisam de adaptações e Alguns são modelos “originais”, ou seja, sua própria carcaça já vêm com a estrutura pronta para se encaixar perfeitamente com o carro.

E não precisa se preocupar com o valor rms, apesar de já apresentarem valores de 50-60wrms, algumas fábricas podem aumentar esse valor como dito.

Uma dica, é prestar atenção no tamanho do ímã, ao comparar modelos com o mesmo valor rms. Modelos com ímãs maiores, vão ser mais fortes e geralmente são mais caros nesse tipo de alto falante.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 4

Melhor Alto Falante Bom e Barato

Se quiser um alto falante com um pouco mais de qualidade e mais caros, há linhas superiores de alto falantes triaxiais (como os já citados Bravox, Bomber etc), assim como modelos da pioneer, jbl etc, com valores em rms de 60-70wrms.

Contam com carcaça em chapa, ímãs um pouco maiores (consequentemente com maior valor rms) e podem ter:

  • um início de resposta mais baixo, proporcionando um pouco mais de médio-graves;
  • maior sensibilidade.

Melhor Alto Falante de fácil instalação

Existem também os modelos quadriaxiais, com 4 vias em 1: Médio e mais 3 mini tweeters.

Uma característica desses modelos, é que com mais um tweeter, na teoria se consegue melhor definição e/ou volume na parte das altas frequências.

Existindo também os modelos de baixo custo, e os modelos de melhor desempenho.

Nos modelos melhores, para que consiga principalmente maior qualidade sonora,os tweeters possuem tamanhos diferentes, para trabalhar em regiões diferentes.

além disso, como consequência os fabricantes geralmente aumentam a potencia do médio-grave, ou melhoram sua materia prima (como por exemplo melhor material do cone), para ter melhorias nas baixas também, se ter uma melhor linearidade em comparação aos modelos triaxiais.

Porém, em alguns modelos de baixo custo quadriaxiais, essas vantagens podem não aparecer e eles ficam similares aos modelos triaxiais de baixo custo também.

Os valores em rms desses modelos ficam na faixa dos 50 à 70wrms.

Melhor Alto Falante de Porta para Som Automotivo de Qualidade

Se deseja mais qualidade, o ideal é partir para um kit duas vias.

Esses modelos possuem os tweeters separados.

A grande vantagem deles, é que o tweeter é instalado mais alto, uma melhor posição para as frequências altas chegarem aos ouvidos e geram uma sensação de palco maior, como se a banda que está tocando realmente na frente de você.

Outras vantagens ficam em:

  • Acompanham um divisor de frequência, que filtra as frequências baixas do sinal que chegará ao tweeter e consequentemente aumenta a qualidade dos agudos (melhor que os minis capacitores que acompanham os modelos triaxiais);
  • o médio grave tem um melhor desempenho sem a torre no meio e geralmente são feitos com materiais melhores, acabam trabalhando melhor em frequências mais baixas.

Uma das desvantagens, é que algumas vezes o modelo do carro não tem um local específico para a instalação do tweeter e também o seu custo, que é maior.

Acesse: Onde Instalar o Tweeter no Som Automotivo?

Se for o caso, ele pode ser instalado no painel voltado para a janela, que vai refletir os agudos, não é o ideal mas é uma das opções.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 5

No mercado, seus valores podem variar bastante.

Veja um comparativo dos modelos da bravox, onde as melhorias vão aumentando e o custo também, de acordo com o gosto e bolso do cliente:

  • O modelo mais básico o CS60P, com componentes mais simples e custo a part ir de 160 reais.
  • O CSP60BK com melhorias a sensibilidade e valor em rms;
  • O CS60D que também conta com divisor de frequência para o médio grave e tweeter de 1 polegada;
  • O CS60K que agrega o com plugue de fase e seu cone é de kevlar;
  • Nesses modelos ainda existem modelos que podem passar de 4500 reais, como o kit da focal, tem uma sensibilidade de incríveis 93 decibéis, cone de kevlar, carcaça em alumínio injetado, conj. motor com sistema de resfriamento, nível ajustável do tweeter e várias outras tecnologias.
Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 6

Melhor alto falante de porta para alta fidelidade sonora no Som Automotivo

Existem também, o alto falante kit 3 vias.

Um dos diferenciais dos modelos, ficam por conta do mid range.

Ele de certa forma, alivia o esforço do médio grave, reproduzindo os médios alto, e juntamente com o divisor de frequência mais elaborado, faz uma transição melhor no ponto de crossover com o mini tweeter, resultando em uma melhora na resposta, deste modo, temos maior fidelidade no som que os modelos de 2 vias.

Além disso, geralmente são fabricados por marcas de alto nível, e algumas chegam a utilizar matérias-primas impressionantes, como cone de kevlar, mesmo material utilizado em coletes a prova de balas.

O custo de um kit 3 vias fica em torno de 700 reais e podem passar dos 5000 reais.

Se é sua intenção no projeto, pode utilizá-los com um amplificador mais forte, seja ele de um player melhor, que pode chegar até 25wrms de potência por canal ou utilizar um módulo separadamente.

Isso vai fazer que eles cheguem a um volume maior, que não é tanto a finalidade em questão, mas o mais importante, é fazer com que eles cheguem a mesma intensidade, por exemplo, mas com menos distorção e consequentemente maior qualidade sonora.

Isso acontece, pois os amplificadores de menor potência, para atingir a mesma intensidade de volume que um forte, mandam mais distorção, afetando o desempenho do sistema.

Há modelos também no mercado, em que os alto falantes das vias, são vendidos separadamente.

Uma das grandes vantagens, eh que permite maior personalização do sistema, podendo optar por médio graves mais fortes caso queira melhor desempenho nas baixas, por exemplo.

Melhores Alto Falantes de porta para grave

Os modelos de médio-grave (mid-bass) borda alta de borracha ou espuma de alta densidade, que são vendidos separadamente, conseguem maior valor em rms e consequentemente mais grave, porém são mais caros.

Vale a pena lembrar as informações do início do post: eles ainda são pequenos para reprodução de graves e a porta não é um local ótimo, logo, se quer mais desempenho, utilize um subwoofer com caixa acústica.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 7

Como exemplo, temos os modelos s já com um valor em rms elevado e bom custo beneficio, como o Unlike, modelos mais fortes, como o JBL e QVS.

Há ainda modelos para quem busca maior personalização do projeto de qualidade, como os da NAR Áudio e outros importados.

As desvantagens ficam por conta de:

  • Fique atento em alto falantes de alto valor em rms, pois seu conjunto motor pode pegar na maquina de vidro na porta de seu carro, e pode ser necessária alguma adaptação ou até mesmo ele não servir.

Alto Falantes de porta mais fortes em RMS

Os modelos com borda ondulada de tecido e plugue de fase, oferecem maior desempenho nas frequências mais altas, menor desempenho nas frequências mais baixas e altos valores em rms.

Isso acontece, pois a borda de tecido é um indicativo que o alto falante possui maior controle do cone, juntamente com a centragem.

Além disso, o plugue de fase, possui design que contribui para diminuir o cancelamento das frequências altas, e proporciona médios altos mais lineares, de qualidade.

Outra grande vantagem, é que ele facilita saída do ar quente gerado pela bobina, mantendo seu ótimo desempenho ao ser utilizado por várias horas e possibilitando modelos de maior valor em rms, chegando até 250wrms cada, por exemplo.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 8

Sua desvantagens ficam por conta de :

  • sua menor capacidade na reprodução de graves e consequentemente maior necessidade de corte de frequência no player ou processador externo, em torno de 150hz HPF.
  • maior necessidade de utilizar um módulo amplificador para os modelos mais fortes para ter total desempenho;
  • conjunto magnético grande, pode não caber no local original da porta.
Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 9

Os altos valores em rms, a sua resposta de frequência e a matérias-primas com ótima relação custo benefício, são uma ótima opção para quem quer utilizar um sistema de som com alta potência e já possui um alto falante para grave, e casam muito bem com super tweeters podendo ser utilizado em sistemas externos de som.

São muito comercializados, por exemplo, na região centro oeste do Brasil nos famosos trio goainos.

Sendo assim, sua demanda é alta e há vários modelos disponíveis no mercado, como por exemplo, os modelos da Zetta, Tiger Audio, Snake, Triton, Protech, Evok, 7 Driver etc, ficando na faixa de 300 à 500 reais o par.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 10

Escolhendo o Tweeter

Vamos agora para a escolha do tweeter, responsável também pelos vocais, além de guitarras, metais e outras notas altas que fazem a música brilhar e ganhar mais vida. 

No mercado existem de diferentes formatos e materiais, mudando seu som e custo.

Melhor Tweeter Barato

O formato/modelo mais comum é o semi-domo, sua aparência é similar a um pequeno alto falante, em comparações, por exemplo, é facilmente identificado, pois tem um perfil mais baixo, ocupando menos espaço e sendo mais utilizado nos modelos triaxiais e quadriaxiais.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 11

Nos modelos individuais geralmente são encontrados em modelos de menor valor em rms feitos com materiais como mylar ou plástico, proporcionando menor qualidade nas altas, mas ótima relação custo benefício, principalmente, pois alguns podem ser ligados em paralelo diretamente com o médio grave, como o BL10 da Bravox, que fica partir de 20 reais.

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 12

Modelos mais caros possem algumas melhorias, como o ímã de neodímio que tem maior forca magnética e ferro fluido no GAP.

Eles têm maior valor em rms, maior qualidade nas altas e ficam a partir de 60 reais, temos com exemplo o tweeter bomber upgrade e o Bravox TD-50U

Melhor Alto Falante de Porta Como escolher? 13

Melhores Tweeters Para Som Automotivo no Brasil

Existem também os tweeters de cúpula, sendo um passo a frente em relação aos modelos de semi-domo.

Proporcionam melhor dispersão dos agudos (Tamanhos maiores desse tipo de tweeter, como os de 1 polegada, são ainda mais eficientes na dispersão).

Geralmente combinado com materiais mais leves, apresentam maior eficiência, mas menor resistência mecânica, sendo necessária a utilização com capacitores ou similares.

tweeter de cupula neo point bravox som automotivo

Como exemplo temos o modelo NEO point da bravox a partir de 80 reais, um dos modelos mais vendidos no mercado.

Assim como o modelo da Audiophonic, que apresenta domo maior e em seda, que juntamente com o crossover, proporciona maior qualidade, seu valor é em torno de 180 reais.

super tweeter audiophonic sensation

Melhor Tweeter do mundo

Há modelos com domo invertido também, este design melhora o padrão de radiação do som e a eficiência do tweeter, como um cone, ao mesmo tempo que fornece um controle superior .

São combinados com materiais de alto desempenho, proporcionando alta fidelidade, porém com um custo muito elevado.

Disponíveis geralmente em modelos de maior custo e definição, como os da focal, sendo importado.

melhor tweeter som automotivo do mundo focal

One thought on “Melhor Alto Falante de Porta Como escolher?

  1. Eu posso colocar um kit 2 vias nas portas da frete um par de alto falantes mais fortes (zetta, evok ou snake) nas portas de trás? Não vai matar o som do kit 2 vias?

Comments are closed.