O que é Loud/Loudness? Como regular no Som Automotivo?

Uma opção/função muito presente nos players de som automotivo, é o Loud/Loudness.

E neste post vamos dar algumas informações sobre ele.

O que é e Para que serve a Função Loudness?

A função loudness um ajuste na intensidade das frequências do sistema de som automotivo, para compensar/corrigir algumas deficiências ou características próprias do nosso sistema auditivo, proporcionando uma melhor percepção de qualidade sonora, ou seja, trazendo mais emoção à música.

Basicamente é uma equalização que se modifica conforme os níveis de pressão/volume do som.

Veja na imagem abaixo:

Basicamente, ao ativar a opção loudness, perceberá que os graves e agudos vão aumentar.

Você pode optar por manter ele ativado ou desativado, e em alguns aparelhos, vai conseguir ainda, alterar o nível de incremento nos modelos da pioneer:

Onde:

  • LOW = Realço Baixo das frequências;
  • MID = Realço Médio das frequências;
  • HIGH = Realço Alto das frequências.
regular loudness cd player som automotivo

Independente do sistema, pode escolher em realçar as frequências. Irá perceber que vai aumentar o volume do sistema também.

Função loudness no player pioneer

Nos modelos da Pioneer, os mais utilizados no mercado, a função loudness é progressiva.

Quando você ativa ela, ela aumentar os graves e agudos, geralmente com maior intensidade os graves (ex: 2dB) e um pouco menor nos agudos (ex: 1dB).

Essa função foi baseada na sensibilidade do ouvido humano, já sabemos que ouvimos de 20hz à 20000hz, onde 1hz representa um som muito grave e 20000hz um som muito agudo.

Porém, nessa faixa, temos diferentes sensibilidades em cada região.

Veja no gráfico, onde podemos notar que nossa audição começa a ficar relativamente boa a partir das frequências de 80hz, região onde começa a atuar a voz humana.

image 11

Há alguns estudos que ainda mostram haver uma sensibilidade boa na região do choro e grito de dor, em torno de 300 a 500hz, também a regão de 4hkz, que pode ter sido fundamental para compreensão do timbre da fala.

Mas enfim, o loudness é resultado dessa “correção auditiva” para as características do ouvido humano, como dito anteriormente, para termos uma sensação sonora de maior qualidade em musicas

Veja também: Frequências da voz humana e instrumentos musicais

Além disso, essa “sensação de qualidade sonora” é afetada pela intensidade/volume à qual estamos ouvindo, logo, a função loudness consegue atuar nela também, onde:

Conforme você aumenta o volume ela vai retirando o ganho dado nas altas e baixas frequências.

Para ter maior precisão, essa função foi separada em três níveis de ganhos diferentes, baixo médio e alto (ou Low, Mid e High).

Sendo assim, é a função loudness nos modelos pioneer, serve para ser usada para compensar a deficiência auditiva humana em escutar graves e agudos em volumes relativamente baixos.

Como regular a opção loudness no Som Automotivo?

Não há uma regra, você regula conforme o seu gosto e/ou necessidade do sistema.

Uma indicação é que a regulagem do sistema deve ser feita com ele desligado, fazendo primeiro os cortes de frequência etc.

Após feita, pode ser usado, mas com cautela, pois, o aumento de graves no sistema, em comparação à utilização flat, forca o amplificador interno do player, sendo assim, quando mais loudness, ou mais grave pedir para o player mandar, menos volume vai conseguir dar nele, antes da distorção na saída.

Dica de regulagem para o som automotivo que não tem a função loudness

Em sistemas sem a opção loudness, o que pode fazer é o ajuste do próprio equalizador,

Dando 2dB a mais de grave, e mais 1dB de agudo em relação ao médio.

Sendo assim, vai ajustar a sensibilidade auditiva que temos, porém, não terá a função “completa”, onde ele diminui esses ganhos conforme o volume.

Veja também: Como regular o equalizador do som automotivo?