Dicas valiosas para iniciantes no som automotivo de maior ou alta definição

Começando no som automotivo e perdido?

Visitou várias lojas e ouviu opiniões muito divergentes sobre projetos, marcas e parâmetros sobre o que é um bom sistema de som?

Veja também: Melhores lojas de som automotivo!

Achou estranho a loja insistir em woofer quando você pediu subwoofer?

Ou empurraram um produto que você não sabe nem para que serve?

Leia as dicas abaixo para não passar apuros.

Pergunta: Quero melhorar meu som original, mas não quero gastar muito agora. Troco primeiro os alto-falantes ou o player (reprodutor)?

Resposta: Se considerarmos um reprodutor original, um reprodutor de R$300,00 e outro de R$600,00, por exemplo, você terá, mantendo os alto-falantes originais, uma melhora de 5-15% na qualidade final, com um aumento de potência quase insignificante.

Se você trocar seus alto-falantes por outros de boa qualidade, a melhora será de 50-150%.

E um aumento no volume de 30-100%.

Portanto, sugerimos trocar primeiro os alto-falantes se a ordem é orçamento limitado para um resultado de grande percepção.

Veja o post completo: Como melhorar o som automotivo original?

Pergunta: Que tipo de caixa é melhor, selada ou dutada?

Resposta: Depende. A caixa selada ocupa um espaço menor e quando bem feita, confere maior qualidade musical.

Já a caixa dutada ocupa um espaço (volume físico) maior, mas também confere maior volume sonoro.

Há subwoofers feitos apenas para caixas seladas e outros apenas para caixas dutadas.

E há os meio termo.

Veja o post completo: Qual é a melhor caixa? Dutada ou Selada? Como escolher?

Pergunta: Como saber se o subwoofer que quero é para caixa selada ou dutada?

Resposta: Fácil. Procure os dados técnicos do produto.

Nos dados TS (Thielle-Small) que se encontra no manual, divida o FS pelo QTS.

O número resultado é chamado de EBP. Se o EBP for acima de 50, é um subwoofer mais indicado para caixas dutadas.

Se for abaixo de 50, é mais para selada.

É possível usar um subwoofer de EBP abaixo de 50 em caixas dutadas, porém ele apresentará um pico nas baixas frequências, é um truque muito utilizado por fabricantes para agradar quem gosta de subgrave forte quando em caixas dutadas.

Já um subwoofer com EBP alto, acima de 60, não fica nada bom em caixas seladas.

Veja também: Entenda todos os parâmetros thielle-small dos alto falantes.

Pergunta: Ouvi dizer que tem amplificador (módulo de potência) digital e AB. Qual é melhor?

Resposta: Os amplificadores digitais estão começando a entrar em sua fase de maturidade tecnológica, os primeiros voltados a qualidade estão sendo lançados agora no Brasil pela Audiophonic.

Amplificadores digitais baratos ainda apresentam sonoridade fraca, sem precisão tonal, baixa dinâmica e devido à frequência de chaveamento, costumam apresentar ruídos.

Já os amplificadores AB foi padrão mundial até pouco tempo atrás, quando lançaram os primeiros digitais.

A qualidade de áudio de um AB barato é melhor que a de um digital também barato. A grande vantagem do amplificador digital barato é sua eficiência – perde-se pouca energia transformada em calor.

Dessa forma, quase toda energia consumida é revertida em áudio amplificado. Nos amplificadores AB há uma perda um pouco maior, além de esquentar mais também.

Outra diferença é o tamanho, os digitais costumam ser menores que os AB.

Veja também: Como escolher o melhor módulo amplificador?

Pergunta: Quero som para dentro, uso woofer ou subwoofer?

Resposta: Use subwoofer.

Em som de qualidade, buscamos reproduzir TODAS as frequências de uma música, ou seja, reproduzir a música por completo.

O subwoofer reproduz subgrave (daí o porquê se chamar SUBwoofer) e grave.

O woofer reproduz grave (100 a 250Hz) e tem pouca ou nenhuma eficiência no sub-grave (o sub-grave compreende o espectro de frequência de 1 a 100Hz).

Um subwoofer tocando para fora também não apresentará o mesmo resultado que um woofer. Assim como um woofer tocando para dentro é, para a esmagadora maioria das pessoas, impossível de aguentar, irritante.

Veja também:

Pergunta: Mas posso usar um subwoofer para tocar para fora? Fica ruim?

Resposta: Poder pode, mas não ficará tão bom quanto um woofer em ambientes abertos.

Você verá o cone excursionar no limite e não ouvirá o grave vindo forte.

Entretanto, há projetos de som para fora onde se usa subwoofer (no mínimo um de 12” em caixa dutada) ao invés de woofer, onde não se busca volumes altíssimos, ensurdecedores.

Busca-se maior qualidade sem saturar os ouvidos e um sonzinho bom para animar a galera numa distância de até 12-15 metros. Se quer muito volume e o espaço é muito maior, vá de woofer.

Veja também: Como escolher o melhor subwoofer trio-goiano? Som Externo

Pergunta: Qual a vantagem de um pentaxial em relação a um coaxial?

Resposta: Nenhuma, se o que você busca é qualidade e refinamento.

O princípio do som de qualidade é que haja equilíbrio espectral – a proporção adequada entre subgrave, grave, médio e agudo.

Se você utiliza um alto-falante com 3, 4, 5 tweeters, em tese, você terá muito agudo comparado ao grave e médio do mesmo falante.

Há também quadriaxiais, pentaxiais e hexaxiais cujos tweeters ou não funcionam ou, funcionam via pastilha, que só produz um som chiado, não música.

O motor de qualquer alto-falante é a bobina.

Num pentaxial, há a bobina do mid-bass e apenas um dos tweeters tem bobina própria, os demais funcionam através da pastilha ou, nem pastilha tem.

Nenhuma marca séria no mundo fabrica alto-falantes com mais de um único e bom tweeter.

Nenhum carro precisa de 5 rodas para andar mais, nem F1.

O alto-falante é a mesma coisa, um único e bom tweeter é o ideal, principalmente para quem gosta de ouvir em volume alto sem saturar os ouvidos.

Veja também:

Pergunta: Qual o melhor sistema de som, 5.1 ou 2.1?

Resposta: Para música, o bom e velho estéreo 2.1 (dois alto-falantes e um subwoofer) é e sempre será a melhor opção.

O sistema 5.1 foi criado para gerar efeito surround (ao redor) e é usado para filmes, o famoso home-theater.

Há ainda o sistema 4.1 (quatro alto-falantes e um subwoofer), mas este não tem foco em alta qualidade, pois se perde o efeito palco sonoro que o projeto 2.1 confere, quando usado com kit componente de 2 ou 3 vias.

Pergunta: Estou na dúvida se coloco um kit 2 vias ou um par de 6×9. Quero qualidade, o que é mais indicado?

Resposta: O kit 2 vias certamente.

Quando assistimos a um show ao vivo, há uma banda que se apresenta sobre o palco, à nossa frente já que ficamos na plateia.

Portanto, o som deve vir da frente para trás.

O palco na qual a banda se apresenta tem largura, altura e profundidade.

No som de qualidade buscamos projetar o som da mesma maneira, obedecendo a nossa fisiologia humana, uma vez que nossos ouvidos e orelha se localizam em nossa cabeça e não no joelho ou nas costas.

Portanto, nossas orelhas captam com maior clareza sons oriundos de um ângulo de 180º graus, lateral e frontal. Ninguém assiste a um show de costas.

Pergunta: O vendedor da loja de som ficou me empurrando uns cabos RCA caros, segundo ele, são de dupla ou, tripla blindagem. Cabo faz tanta diferença no som? Vale a pena investir nisso?

Resposta: Depende. De nada adianta você utilizar um player de primeira linha se seus alto-falantes e amplificador estão num nível muito inferior.

Assim como usar alto-falantes high-end com um reprodutor de qualidade bastante limitada.

O resultado final estará sempre nivelado pelo produto de menor qualidade.

Se você tem um bom amplificador, bons alto-falantes, bom reprodutor, nesse caso é sim indicado o uso de um RCA de dupla ou tripla blindagem.

A blindagem do RCA nada mais é que uma proteção contra interferências.

Deve-se observar também a qualidade do cobre, conectores e a construção geral.

Veja também: Como escolher o melhor cabo RCA no Som Automotivo?

Pergunta: Meu amplificador e player tem, respectivamente, entrada e saída alta (fio). Posso usá-la ao invés da entrada e saída RCA?

Resposta: Sim, pode.

Mas é unanimidade em todo o mundo, entre todas as marcas, instaladores e revendedores existentes, que a entrada e saída RCA confere muito mais qualidade que a fio (alta).

Pergunta: Ganhei um subwoofer de presente, já tenho uma caixa dutada com 40 litros. Posso usar essa caixa com este subwoofer?

Resposta: Se você quer extrair o máximo do seu subwoofer, seja qualidade ou volume sonoro, é necessário verificar qual o melhor volume e sintonia de duto para ele.

Cada subwoofer pede um volume e sintonia de duto muito específico a ele. Verifique com o fabricante a caixa mais indicada, ou, peça para a loja que adquira o software POWER-X que faz o cálculo preciso e criterioso da sua caixa, com foco no resultado final.

Pergunta: Instalei meu som, mas não gostei. Parece que o som toca mais de um lado do que do outro. É defeito do player ou do amplificador?

Resposta: Provavelmente de nenhum deles.

Peça a loja de som que reveja a polaridade dos alto-falantes, talvez equivocadamente o fio negativo do alto-falante foi ligado a saída positiva do amplificador e seu alto-falante de um dos lados está tocando do contrário.

Pergunta: Os tweeters do meu kit 2 vias queimaram. Posso comprar outros tweeters de outra marca e usar com o mesmo crossover e mid-bass atuais?

Resposta: Se busca qualidade, provavelmente não. Cada tweeter tem um FS (Frequência de ressonância) e um corte passa-alta diferente um do outro.

Se você, por exemplo, tinha um tweeter com FS de 2Khz, cortado para trabalhar de 5Khz para cima e, comprar um tweeter com FS de 3Khz, cortado em 6,5Khz, haverá um buraco no seu som.

Ou seja, é improvável que você consiga um tweeter com as mesmas características para harmonizar com seu crossover.

Veja também: Como escolher o melhor tweeter?

Pergunta: Qual o melhor kit componente de 2 vias para tocar rock? E para tocar axé?

Resposta: Se o alto-falante é bom, ele toca bem qualquer estilo musical. Não existe alto-falante específico para cada tipo de gênero musical.

Pergunta: Uma loja me recomendou comprar um mega-capacitor, pois gosto de ouvir música bem alto. O que é isso? Funciona mesmo?

Resposta: A bateria não possui capacidade de carga tão rápida mesmo com o motor ligado e o alternador gerando energia sem parar.

Quando exigida ao extremo, com volumes muito altos, percebe-se que as luzes do carro piscam com as batidas da música.

Ou seja, seu sistema de som está subalimentado.

Perde-se um pouco da macro-dinâmica no seu som, a chamada “pegada”.

A função do mega-capacitor é de auxiliar a bateria, conseguindo suprir essa energia extra na potência pico das batidas musicais.

A unidade de medida dos mega-capacitores é em farad.

1 farad equivale a 1.000.000 (1 milhão) de micro-farades (daí o nome MEGA-capacitor). 1 farad atende 500 Wrms ou 1000 W pico.

Para um capacitor ter 1 farad, precisa haver, por exemplo, 100 capacitores de 10.000 micro-farads cada um, totalizando então 1 milhão de micro-farads ou, 1 farad. Cada capacitor tem mais ou menos o tamanho da ponta de um dedo, veja a imagem abaixo:

Veja também: O que é e para que serve um mega capacitor?

Pergunta: Meu amplificador mono tem um ajuste chamado subsonic filter. O que é isso?

Resposta: O filtro subsônico é nada mais que um filtro passa-alta do subwoofer.

Ou seja, ajustamos a frequência a partir da qual queremos que o subwoofer trabalhe e também limitamos a frequência de trabalho no corte LPF (corte passa baixa) que é normalmente feito em 100Hz.

Ajustá-lo em 10Hz ou 20Hz pode ser um grande problema, pois embora a gente queira que o grave venha das “profundezas infinitas”, nem sempre sua caixa ou subwoofer conseguem trabalhar em frequências tão baixas.

E quando exigido com volume muito alto, pode causar excesso de excursão, fazendo com que a bobina trave fora do gap.

Ou, a própria queima do subwoofer. Uma boa margem de segurança, principalmente em caixas seladas grandes, é ajustar o filtro subsônico em 40Hz.

Se você ouve em volume alto, mas não muito alto, pode-se ajustar em 30Hz.

Veja também: O que é o corte HPF e LPF? Como regular?

Pergunta: Como posso saber se a potência declarada do meu amplificador é real?

Resposta: Há tecnologias empregadas hoje na construção de fontes e transformadores de produtos high-end que fazem a resposta ser “depende”.

Entretanto, como marcas high-end não mentem potência exatamente por estarem conforme normatizações internacionais como o CEA, FCC e afins, é improvável que isso ocorra com produtos deste nível.

Já em amplificadores mais comuns, uma dica para ter algum parâmetro é a fórmula padrão de potência, que se aplica a aspirador-de-pó, microondas, lâmpadas, compressor de água, etc.

Basta multiplicar corrente por tensão.

Ou seja, amperagem por voltagem.

A voltagem padrão de um carro é 12V.

Com o motor ligado, a voltagem média é de 13V.

Se você tem um amplificador com fusível de 60Ah, você terá 60 x 13 = 780 Watts totais possíveis.

Se o seu amplificador declara uma potência de até 780 Watts neste caso, ele não está mentindo a potência.

Veja também: Qual potência aplicar nos alto falantes?

Material desenvolvido pela AudioPhonic.