Como Montar e escolher o melhor Som Automotivo? | Carro | Básico ou Completo

Quando vamos montar um sistema de som automotivo no carro, podem surgir muitas dúvidas.

Com grande variedade de produtos no setor, é importantíssimo que tenhamos algumas informações que nos ajude a perceber quais deles vãos atender nossas necessidades e principalmente o nosso bolso.

Sendo assim, a primeira pergunta que tem que se fazer é:

O que você quer no seu sistema de som automotivo?

Qualidade, Potência ou Preço baixo?

Temos uma “regra” ao montar um sistema de som no carro, dar prioridade à 2 entre essas 3.

Ou seja, se quiser qualidade e potência, vai gastar mais, assim como se quiser potência e preço, vai ter menos qualidade.

Com as informações a seguir, o que conseguirá fazer é:

Com conhecimento e entendendo o que quero, vou montar o som do meu jeito, gastando somente com coisas necessárias, proporcionando ótima relação custo-benefício.

Uma dica valiosa para montar seu sistema gastando o menos possível, é: monte o sistema aos poucos e veja se naquela etapa em questão, já está bom.

Vamos lá! Se você deseja respostas rápidas, aí vai:

Qual tipo de sistema que deseja?

Geralmente temos 3 respostas mais comuns:

  1. Quero um sistema de som automotivo interno (para ouvir com o carro fechado e andando);
  2. Quero um sistema de som automotivo interno e externo.
  3. Quero um sistema de som automotivo externo (para tocar em festa e churrascos);

Além disso, vamos mostrar:

  • Qual Potência deve ter o sistema de som automotivo?
  • Como escolher o player para o sistema de som automotivo?
  • Como escolher o módulo Amplificador?
  • Qual Potência aplicar nos alto falantes?
  • Como escolher os alto falantes?

Veja também: Quanto Custa montar um som automotivo?

1 – Quero um sistema de som automotivo interno (para ouvir com o carro fechado e andando);

Recomendamos a instalação de um alto falante triaxial nas portas dianteiras, se quer gastar pouco. Se quer qualidade, a melhor opção é o kit duas vias.

Eles são excelentes e compensa seu maior custo que um modelo simples.

Isso acontece, pois os tweeters separados proporcionam maior qualidade nos agudos, frequências mais direcionais que precisam ficar em uma boa altura e direção para os ouvidos, além da melhor qualidade do alto falante de porta, fazem a diferença.

Veja também:

image 9

Nas portas traseiras, se quiser gastar pouco, um alto falante triaxial.

Se quer mais qualidade, um alto falante coaxial. Se quer mais volume sonoro, troque a indicação dos modelos de porta por alto falantes 6×9 no tampão. Sua maior área de cone e posicionamento no carro, vai proporcionar melhor grave.

Veja também: Como escolher o melhor alto falante 6×9? Som Automotivo

Nesta etapa, não precisa de módulo, mesmo em 6×9 fortes (a única diferença é que vai gastar mais, mas não há obrigatoriedade de módulo), e verifique se está bom de grave para você.

Se não estiver e não quiser disponibilizar espaço para um som grande, pode optar por escolher um módulo, um modelo de 2 canais pequeno, resolve.

Se tiver espaço, instale um subwoofer com uma caixa (não esqueça dela) para dar conta dos graves do sistema, optando por caixas seladas para mais qualidade ou caixas dutadas para mais graves mais fortes.

Veja também: Qual é a melhor caixa? Dutada ou Selada?

Neste caso, vai precisar de um módulo, um muito utilizado é um de 4 canais de 100wrms, ótima relação custo benefício e conseguirá utilizar para os alto falantes das portas.

som automotivo básico com subwoofer

Sequer ótima relação custo benefício, o sistema “padrão” é esse. Se quer mais qualidade, pode investir em marcas de maior qualidade, projetos de caixas mais complexos para o subwoofer e instalação mais fina, o que vai demandar uma loja mais especializada.

Se quer maior potência sonora nas vozes e instrumentos musicais, pode escolher um alto falante mid-bass trio goiano e acrescentar um par de mini tweeter.

Veja um exemplo de projeto da Triton Alto Falantes:

Pode optar por dois ou mais módulos para o sistema, além de uma ou mais baterias extras e possíveis acessórios, como processador e voltímetro, proporcionando maior desempenho ainda.

Veja também: 15 Dicas para iniciantes em som automotivo

2- Quero um sistema de som automotivo interno e externo.

A melhor opção para quem quer um sistema de som automotivo interno e externo, é basicamente utilizar alto falantes nas portas ou tampão, assim como nas dicas do sistema anterior, porém o segredo está na caixa trio.

quanto custa monta um som automotivo basico caixa subwoofer trio

Esse tipo de caixa é composta na teoria por um alto falante de grave, um alto falante de médio e um alto falante de agudo, tudo em uma caixa, onde o som é direcionado para fora.

Se quer gastar pouco, a melhor opção é um subwoofer de 12 de até 200wrms, um driver e um tweeter, tudo em um módulo de 400wrms (4 canais de 100wrms), onde vai ficar dois canais para o subwoofer e 2 para o driver o tweeter. Esse módulo é muito bom para o custo-benefício dele é alto, é mais utilizado no mercado. Os alto falantes de porta, ligue-os no player.

Com esse sistema, não precisará de muita bateria ou acessórios para auxiliar o sistema, pois ele possui crossover que faz o corte de frequência embutido e regulagens variáveis de ganho a cada par de canal, e sendo ele um módulo muito utilizado, ele já está projetado certinho para esse tipo de sistema.

Veja também: Como regular módulo som automotivo?

som automotivo interno spl com driver e tweeter

Se quiser, pode utilizar um alto falante woofer, invés de subwoofer.

Veja também: Alto Falante Subwoofer ou Woofer Qual o melhor?

Com o subwoofer terá ótimo desempenho nos graves interno e bom rendimento no externo, e com o woofer, ao contrário, ótimo externo e bom interno.

Isso acontece, pois o subwoofer, toca frequências mais baixas, que ressonam melhor no ambiente interno, aumentando o grave.

Já o woofer, com batidas mais rápidas, proporcionam mais ataque, mais distância no som com o carro aberto, porém, dependo do valor em rms, há maior necessidade de utilizá-lo com um corte frequência mais alto, precisando de um player melhor ou processador externo, por exemplo.

Se quer mais desempenho e ao dar uma olhadinha no mercado, vai ver que o preço do sub ou woofer na faixa de 200 rms é parecido com os de 400, e pode optar por eles também, porém terá que aumentar módulo, um de 800×4 possui ótimo custo benefício também.

O motivo dos alto falante de 200, 400 e até modelos de 600,700 rms, os mais vendidos, no mercado do som automotivo apresentarem um preço similar, é algumas características de montagem, a principal delas é a carcaça de chapa de aço.

Veja também: Melhor Alto Falante Pancadão 12” de 400 à 700 rms

som automotivo externo pancadão trio

Ela oferece ao alto falante melhor relação custo benefício, seja em woofers ou subwoofers. Em woofers, geralmente acompanhados com bobinas de 3 pol, fique atento no tamanho do ímã. Em subwoofers, os modelos montados com ímã duplo, oferecem maior excursão e grave.

A partir disso, em relação a montar um sistema mais forte, o custo-benefício diminui bem, pois se utiliza uma carcaça em alumínio para segurar o maior peso do conjunto motor nos alto falantes, além de aumentar a necessidade de dois módulos no sistema e começar a forçar a bateria original, diminuindo sua vida útil, podendo causar problemas, sendo recomendável instalar uma maior, ou melhor ainda, uma auxiliar.

3 –Quero um sistema de som automotivo externo (para tocar em festa e churrascos);

Se você quer um sistema de som automotivo externo, há também o que oferece melhor relação custo benefício, que é basicamente uma caixa trio maior, onde pode seguir basicamente as mesmas dicas de alto falantes.

Você pode montar com dois subwoofers ou woofers, juntamente com dois drivers e tweeers, com um módulo para os graves e um módulo para os agudos.

Veja: Alto Falante Subwoofer som para fora como usar?

image 10

Esse sistema proporciona uma caixa relativamente leve para seu carro e não ocupa todo o porta-malas, onde é muito utilizado com woofers, sendo conhecido como caixa de som pancadão.

Veja um exemplo de projeto da Triton Alto Falantes:

Se quer mais qualidade musical, uma opção é utilizar um alto falante de médio 6 polegadas invés dos drivers.

A partir daí, se quiser um sistema de som automotivo mais forte, você terá maior necessidade de procurar uma loja de som automotivo especializada na sua região.

Sendo assim, o que aconteceu no mercado é que temos diferentes tipos de som automotivo no Brasil, mais populares em determinada região do Brasil.

Vamos mostrar cada um deles para que escolha qual te agrada mais:

No Sul e parte do mato Grosso, temos os famosos sistemas pancadão.

3.1 – O que é e como montar um sistema de som automotivo Pancadão?

O sistema de som automotivo Pancadão consiste em 2 os mais alto falantes woofers de 12.

São comuns na região do Sul do Brasil e também parte do Mato Grosso.

Suas características e vantagens é que são batidas mais rápidas, secas, com ataque e distância, jogam o grave longe, e com é feito com woofers de 12, a caixa com dois fica relativamente pequena.

Ótimo para músicas pancadão e mega funk estilo tum-dum.

De 500 à 700wrms temos, como já dito no post, os alto falantes que mais vendem no mercado, com ótimo custo benefício, carcaça de chapa e bobina 3 pol.

De 800 à 1100wrms, geralmente são modelos com carcaça em alúminio e bobina de 4 bolegadas, deixa o grave mais seco e mais rápido, há alguns modelos voltado para médios voz como o 912 Special (onde Eros, para perceber que se “parecem”, mas o som é bem diferente.

Até 1500, são os modelos que oferecem melhor relação custo benefício nos carcaça de alumínio, são muito vendidos e por causa da sua construção, tem um grave mais pesado, menos seco, sendo assim é o mais comercializado na linha carcaça em alumínio.

Veja também: Melhor Alto Falante Pancadão de 12” Como escolher?

Depois temos os modelos de 1500 rms ou mais, que pode ter ímã duplo, este são os mais fortes woofers pancadão, voltados para quem quer alto desempenho, mas vai precisar de mais bateria e modulo.

Geralmente montados com drivers e tweeters mais fortes, seguindo o pancadão, porém pode ser utilizado com médios de 8 polegadas, aumentando a quantidade de vias e melhorando a qualidade musical do sistema de som.

Por seu conjunto motor mais poderoso, consegue atingir um pouco mais de sub grave, mas não muito., se é o que deseja, poderá trocar o pancadão por um trio-mineiro.

3.2 – Como montar um Som Automotivo Trio-Mineiro?

O sistema de som automotivo Trio-Mineiro consiste em alto falantes woofers de 15 e são comuns na região de minas gerais e por isso têm esse nome.

Obs.(Lembrando que o woofer que digo, são alto falantes com borda de tecido ondulado, mas que pelo tamanho, eles podem se chamar subwoofers também no mercado, como o JBL tornado, que é comum nesses sistemas).

Veja também: Melhor Alto Falante 15 Polegadas

São conhecidos como “som misto”, pois além de tocam qualquer tipo de grave com boa qualidade musical, seja pancadão ou hip-hop, porém são bastante utilizados para música de racha com graves fortes.

Por seu tamanho maior, é mais complicado caber em par no porta-malas, sendo assim são comuns em caixas com uma única unidade.

Por serem utilizados em rachas, se utiliza bastante, drivers de titânio, eles reproduzem a faixa de frequência dos drivers fenólicos e super tweeter, substituindo-os, onde sua ótima área de atuação é uma região bem sensível ao ouvido humano, dando a impressão de um som mais forte, sendo assim é comum também o trio, nome que vem de tres vias, se tonar tornarem um som com grave e driver somente.

Um sistema de som que vai à contramão e tem maior quantidade de vias, é o Som Automotivo 4 vias.

3.3 – O que é e Como montar um sistema de Som Automotivo 4 vias?

O sistema de som automotivo 4 vias, é composto por um alto falante de grave, um médio, um driver e um tweeter, onde um driver titânio pode substituir o driver fenólico ou tweeter.

São muito conhecidos no nordeste, comumente com alto falantes de graves invertidos de 15 ou 18, tocam qualquer estilo musical com ótima qualidade, porém com a região dos médios e voz bem definidos e marcantes, ótimo para quem gosta do tuc-tuc do médio e instrumentos musicais com mais intensidade.

Sendo assim, é ótimo para tocar forró e pisadinha, onde a bateria e os efeitos dos teclados é bem presente.

Os graves mais utilizados ficam na faixa dos 1500~2000wrms.

Por terem alto falantes maiores, e maior quantidade de vias, o ajuste precisa ser mais fino, sendo muito necessário a utilização de um processador, além de disponibilizar mais espaço dentro do carro.

Veja também:

Espaço que chega a ser tamanho, que é comum no nordeste ter caminhões e carretinhas com sistemas enormes, onde se utiliza frequentemente os sistemas de módulo alta tensão e também as versões 220v.

Veja um exemplo de projeto recomendado pela Triton Alto Falantes:

Um sistema de som que é completamente diferente do sistema 4 vias, e o trio goiano.

3.4 – O que é e como montar um som automotivo trio goiano?

O Sistema de som Trio goiano, é geralmente composto por um subwoofer, um alto falante de 6 ou 6×9 de médio e um super tweeter.

Tem esse nome, pois tem 3 vias e ficou famoso na região de Goiás.

É basicamente uma caixa trio, porém se substituiu o driver por um alto falante de médio, proporcionando maior qualidade musical.

Veja: Qual melhor grave trio goiano 12 Polegadas?

Além disso, o sistema trio-goiano tem como característica a caixas com cores mais chamativas ou feitas em acrílico e iluminação em leds.

Como Montar e escolher o melhor Som Automotivo? | Carro | Básico ou Completo 3

Veja mais algumas dicas complementares.

Qual potência deve ter o sistema de som?

O ideal para saber a potência que deve utilizar no sistema, é fazer a seguinte reflexão:

Quantas baterias vou por no sistema?

Temos que ter a consciência que:

O módulo é um transformador de energia, onde ele amplifica o sinal musical, pegando a energia das baterias e mandando para os alto falantes.

Ou seja, os alto falante, nem o módulo tem potência, só as baterias. O módulo “transforma” e o alto falante “recebe”.

Veja também:

A conta para saber o quando de potência que seu sistema consegue ter com eficiência a partir da sua bateria é: Valor em amperes da(s) baterias x 20 = Valor em rms dos módulos amplificares.

Ou:

A conta para saber o quanto de baterias precisa é: Valor em rms do módulo / 20 = Amperes de baterias que precisa.

Veja também: Quantas baterias/amperes utilizar no som automotivo?

Lembrando que:

Ao utilizar a bateria original do carro, utilize uma marge de segurança, considerando que a bateria foi projetada somente para o carro, e não está esperando um sistema forte.

Uma boa regra, se quiser utilizar, é utilizar somente de 30% à 60% do valor nominal da bateria do cofre.

Sendo assim, o ideal para um sistema de alto desempenho e instalar uma bateria auxiliar.

Veja: Como instalar uma bateria auxiliar no carrro?

Se for o seu caso, outro ponto importante é na hora da escolha da bateria, pois temos baterias de diferentes tipos no mercado.

O que recomendamos é instalar uma bateria voltada para sistemas de som automotivo, uma bateria que tem tecnologia conhecida como: bateria estacionária.

Essas baterias é voltada para descargas profundas, proporcionando maior vida útil da mesma na aplicação em sistemas de som.

A bateria automotiva também serve, porém, vai proporcionar menor vida útil, pois é voltada para descargas rápidas (como dar a partida no carro, uma ou poucas vezes).

Veja o post completo: Como escolher a melhor bateria para meu som automotivo?

Como escolher o player do meu som automotivo

como escolher um cd player dvd central multimidia

Informação importante: Os aparelhos CD/DVD players apesar de alguns indicarem um potência de até 50w rms, não possuem está potência. Ela é de no máximo 23w rms.

Por isso se quer maior qualidade e potência sonora o ideal é utilizar um módulo amplificador.

Para escolher corretamente o seu aparelhos, saiba identificar as características importantes do modelo.

Se não sabe ou tem muitas dúvidas para escolher, recomendamos utilizar um aparelho de CD Pioneer, que possui um boa qualidade sonora e que possui modelos básicos de até 300 reais.

Se vai montar um som automotivo mais forte como um externo para tocar em festas, recomendamos escolher um modelo que possui o corte HPF.

Esta função permite dar muito mais rendimento aos seus alto falantes woofers, por exemplo.

Como escolher um módulo amplificador de som automotivo?

Veja também: Como escolher o melhor módulo amplificador?

Escolhendo as características de seu módulo amplificador (veja o post completo clique aqui):

  • Escolhendo a potência em RMS a partir da bateria que tem no sistema

Para escolher o seu módulo amplificador, analise o quanto de energia que tem disponível em seu sistema. (ex: 20 amperes) e verifique a informação de consumo musical fornecido pela fabricante.

Esse consumo musical informa o quanto de energia que ele precisa para mandar a potência para o qual foi projetado.

Ou seja, se não utilizar a amperagem nominal pedida, o módulo irá mandar menos potência.

O problema de utilizar um módulo que consome mais do que tem de amperagem no sistema, é que diminui também a segurança.

Pois, ao forçar suas baterias, ele força os componentes elétricos do seu carro também, que podem queimar.

Um sinal muito comum indicando a falta de energia, é a luz do carro interna piscar ou queimar.

Qual potência aplicar nos alto falantes? Som Automotivo

Escolhendo a potência do amplificador para drivers, tweeters, alto falante 6×9, alto falantes de porta e etc (até 300w rms):

Neste conjunto de alto falantes, temos modelos que não possuem um conjunto magnético com ótima capacidade de dissipar o calor (por fatores como matéria prima utilizada, diafragma pequeno e etc).

Mesmo nos intervalos das músicais, onde, é gerada uma menor quantidade de calor, eles não conseguem diminuir sua temperatura de trabalho (do condutor) em relação aos testes realizados para informar o valor em rms (com ruído rosa), e por causa disto é recomendável utilizar até 100% do valor em rms no módulo amplificador nestes alto falantes.

  1. módulo mais fraco (até 30%): Menor risco de queima destes alto falantes, porém menor desempenho sonoro e menor custo x benéfico.
  2. módulo igual à potência rms do alto falante (100%): Maior desempenho e custo x benefício do sistema.
  3. módulo mais forte: Alto risco de queima, devido a maior quantidade de calor que será gerada e o alto falante conseguirá dissipar, elevando a temperatura do condutor.

Escolhendo a potência do amplificador para Subwoofers e woofers com mais de 300w rms:

Neste conjunto de alto falantes, temos modelos com ótima capacidade de refrigeração da bobina, com isso nos intervalos das músicas onde é gerada uma menor quantidade de calor, a bobina se resfria e trabalha em uma temperatura menor em relação ao teste realizado com ruído rosa.

Sendo assim, para alcançar o máximo de desempenho deste alto falante em comparação ao teste, devemos aplicar uma maior quantidade de energia neste alto falante.

Quanto de energia?

Depende do modelo, porém geralmente é em torno do dobro do valor em rms do alto falante, a “potência de pico”.

  1. módulo mais fraco (até 30%): Não recomendável. Ao utilizar um módulo mais fraco em alto falantes de alta potência, começamos a ter problemas no módulo amplificador. Ele esquentará mais, mandará mais distorção e terá um alto risco de queima dos alto falantes. (veja mais: Alto Falante mais forte que o módulo compensa?)
  2. módulo igual à potência rms do alto falante (100%): Menor consumo.
  3. módulo mais forte (dobro da potência): Maior rendimento do alto falante e melhor custo x benefício do sistema.
  4. módulo mais forte que o dobro da potência: Alto risco de queima e baixo custo x benefício. Indicado somente para competidores de medição SPL.

Como escolher os alto falantes para meu som automotivo?

qual alto falante escolher para meu som automotivo

Para escolher corretamente os meus alto falantes, precisamos levar em consideração 3 fatores: Valor em RMS, Impedância, Tipo de alto falante e quantidade.

Valor em rms: Se vai utilizar alto falantes valor em rms baixos (até em torno de 300w rms) não é necessário casar a potência do aparelho de CD ou módulo com o Alto Falante.

Se quer montar um sistema mais forte, com a utilização de woofers e/ou subwoofer, o ideal é casar está potência com a do módulo amplificador, ou utilizar a capacidade de pico do alto falante.

Capacidade de pico de alto falantes subwoofers e woofers: Está capacidade geralmente é o dobro do valor em rms, por exemplo, se o valor rms é igual à 400w rms a capacidade de pico é de 800w rms.

Ou seja, podemos utilizar está capacidade para comprar um módulo mais forte, é extremamente importante para ter o aproveitamento desta capacidade é de ter a quantidade de energia suficiente para o módulo mais forte.

Um informação muito importante: Quanto maior for o valor em RMS do alto falantes, maior vai ser o custo final do sistema. 

Quanto mais forte o alto falante, mais forte terá que ser o módulo para empurrá-lo, e consequentemente, maior a necessidade de ter “amperagem” de bateria no seu sistema. É um efeito dominó.

Se não quer gastar muito, não compre um alto falante muito forte.

Impedância: A impedância da ligação final dos alto falante precisa sem igual à da saída do módulo amplificador ou CD player, para que não tenhamos uma perda de potência do sistema.

Para casar a impedância corretamente, veja este post completo: Como ligar alto falante no módulo?