Alto Falante parou de Funcionar Tocar Queimou

Quando se usa um sistema de som automotivo, claro que a maioria do tempo é só alegria, porém também pode ter problemas com o sistema.

Como quando o  Alto Falante para de Tocar.

Quando isso acontece, não conseguimos ter uma informação definitiva sem estragar o alto-falante e retirar o reparo, nesse caso ao retirá-lo estará assumindo os custos de conserto.

Vamos primeiro verificar se pode ter acontecido algum problema simples no sistema:

– Verifique as ligações do alto-falante;
– Teste o módulo com outro alto-falante;
– Verifique cabos e afins.

Além disso, pode testar se a bobina do alto falante está funcionando de maneira bem simples:

Como saber se o alto falante está queimado?

  • Ligue o alto-falante em uma pilha comum (positivo no positivo e negativo no negativo), se o cone se mexer, está passando corrente na bobina.
  • Teste o alto-falante com um multímetro, se aparecer alguma informação, essa é a resistência elétrica do alto-falante e quer dizer também que está passando corrente.

Veja também: Como medir a impedância do alto falante?

Bom, após ter testado todas as opções ou até antes, uma coisa que pode fazer para verificar se seu alto falante está queimado, é o cheiro.

Retire-o da caixa e verifique se há um cheiro estranho, principalmente perto do conj. Magnético.

Quando a bobina do alto falante queima, ela exala um cheiro, que pode ou não ser sentido, dependendo do estrago de queima, parcial ou inteira por distorção de som, ou por alta temperatura.

Por que a bobina do alto falante queima? Por que ele parou de tocar?

A informação mais comum é que a principal causa de queima de alto falantes é a distorção, é que não é errado, porém, o fator principal, que sempre que o alto falante queimar ele estará presente é: ultrapassar a temperatura do condutor.

Como assim? Os alto falantes são aparelhos bem simples, com todo o seu funcionamento voltado a um fio elétrico (clique aqui e veja como os alto falantes funcionam).

Quando este fio elétrico tem sua temperatura limite ultrapassada, ele perde sua condutibilidade.

Nos alto falantes, eles param de funcionar.

Fatores como: Distorção, regulagem errada, caixa errada e etc.

São fatores secundários que com a quantidade elevada de energia, fazem com que o fio elétrico tenha a sua temperatura de trabalho ultrapassada com maior facilidade.

Veja também: Qual potência aplicar nos alto falantes?

Você não vai queimar um alto falante utilizando ele em volume baixo.

Como evitar a queima da bobina do alto falante?

Principais problemas que a garantia não cobre

As fábricas já conhecem os principais resultados da utilização em alto desempenho e os problemas que podem surgir, veja alguns deles.

  • Bobina queimada total ou parcialmente;
  • Bobina com espiras soltas;
  • Centragem rasgada;
  • Cordoalha queimada;
  • Borda Amassada ou cone cortado na base da bobina;
  • Carcaça quebrada;
  • Fadiga Mecânica.

Veja a seguir cada um desses problemas explicados:

Alto Falante Queimado | Bobina queimada por completo ou parcialmente

O problema mais comum é a carbonização da bobina, seja total ou parcial.

A bobina toda queimada geralmente indica que foi aplicada uma abundante quantidade de energia/potência, onde a mesma não conseguiu dissipar.

Ou fator é o amplificador enviando corrente DC na saída, que causa a queima imediata da bobina.

Bobina parcialmente queimada

A bobina parcialmente queimada, geralmente indica boa quantidade de energia/aplicada, mais algum outro fator que faz o alto falante não trabalhar corretamente dentro do GAP (se movimentando mais para fora), como caixa errada, corte errado e principalmente onda quadrada (distorção), onde por causa desse erro, ela não transferiu corretamente o calor para conjunto magnético e queimou.

Pode indicar DC na saída do amplificador também, pois como é uma corrente continua, a bobina sai parcialmente do GAP, perdendo proximidade dos entre ferros e também só refrigera uma parte dela, a outra queima.

Alto Falante Raspando | Bobina com arranhões e espira solta

O alto falante pode nem ter parado de tocar, mas pode estar tocando raspando.

Faça o teste forçando o cone dele para baixo.

Esse movimento não pode ser em apenas uma das áreas extremidades do cone do alto falante, como, por exemplo, pressionar somente de um lado.

Forme na mão como se fosse uma garra (com todos os dedos) do tamanho da calota do alto falante e o pressione para baixo.

Quando o alto-falante raspa, quer dizer que o enrolamento se desprendeu um pouco da bobina, isso ocorre com o excesso de temperatura e distorção de som juntos.

Em outros casos, pode ser sujeira dentro da caixa acústica, o que é menor pior, pois dependo da situação, consegue-se resolver com uma limpeza do alto falante e a caixa acústica.

Isso é muito comum em sistemas onde se faz a caixa com pó de serra para vedar os cantos e não espara a caixa secar completamente, ou se andar muito em estradas de terra ou até mesmo entrou algo ali, mesmo tendo cuidado.

Alto Falante Travado | Bobina com espiras soltas

Geralmente se ocorre por elevado nível de potência por um tempo “grande” no alto falante.

Ou seja, o fio até “suporta” o excesso de energia, mas esquenta à um ponto que a forma e o enrolamento “cozinham” e se desprendem um do outro.

Como o Gap é justo, quando o fio de desprende, ele se acopla no Gap e na maioria das vezes o alto falante trava.

Não é regra, mas esse tipo de problema é comum de acontecer com pessoas que já entendem do sistema, mas utilizam sistemas com módulos muito fortes.

Borda ou Centragem Rasgada

A centragem e a borda é o que segura o conjunto móvel e quando elas são rasgadas, quer dizer que o corte de frequência mínimo não está sendo respeitado.

Isso faz com que o alto falante extrapole o seu X-máximo, excursionando mais do que deveria e ocasionando a ruptura.

Também pode ocorrer em caixa mal projetada ou fora de sintonia.

Veja também: Como regular seu som automotivo?

Cone Dobrado ou cortado na base da bobina, ou borda

Também ocorre por corte errado, geralmente frequência muito baixa, o que caixa um excesso de excursão.

Outro fator que vem influenciando esse tipo de problema é a utilização de água no alto falante com o som automotivo tocando.

O cone é feito de celulose em diversos modelos de alto falante e assim como um papel, apesar de ser mais grosso e resistente, ele não é muito amigável quando o assunto é água.

Sendo assim, ao utilizar água no seu alto falante, ele pode não danificar na primeira vez, mas acredite está diminuindo a vida útil dele.

Carcaça quebrada ou Amassada

Quando acontece de quebrar a carcaça em alumínio ou amassar a carcaça em chapa de aço.

Geralmente causado por quedas e erros no transporte do alto falante, e mesmo que se for danos pequenos, o alto falante já não consegue tocar muito bem, toca raspando.

Isso é um problema mais comum principalmente com o crescimento de vendas pela internet, e a fábrica não cobre esse tip de dano.

O que pode acontecer, é que pelo grande número de erros no transporte, algumas marcas se preocupam mais com reforços na própria embalagem.

Fadiga Mecânica

Não é um erro, somente o alto falante que foi utilizado ao extremo e a centragem e borda perdeu a memória.

É como se fosse um motor que tem que ser “retificado” com ter muita quilometragem, onde o motorista não errou, só que o motor não vai durar para sempre, igual ao alto falante.

Neste caso, o alto falante fica com o conjunto móvel mais afundado no GAP, com a borda afundada, como se fosse uma suspensão cansada, além de podem apresentar cone com descoloração, etc.

Queima ou Rompimento de Cordoalha

O Rompimento é um problema bem menos comum. Acontece quando o alto falante excursiona fortemente e gera o rompimento de um dos dois, ou quando de coloca muita solda no terminal e ele atrapalha a cordoalha, gerando o rompimento.

A queima da Cordoalha também é menos comum, mas acontece quando aplicamos muita energia, e ela serve como um “fusível” rompendo primeiro antes de queimar a bobina.

Estragar o alto falante é até ‘’normal’’, principalmente para marinheiros de primeira viagem, por isso é bom tomar sempre os cuidados necessários, pois além de não ter que desembolsar uma grana para conserto do alto falante não terá a falsa ideia que seu alto falante não presta.

Quando o alto falante entra na garantia?

Está descrito em todo e qualquer manual de produto/alto falante, garantia contra defeitos de fabricação. Esses defeitos estão geralmente relacionados à:

  • Má colagem ou centralização do produto.

Sendo assim o alto falante, pode descolar ou chegar raspando, mas cada vez isso é mais difícil, principalmente em grande marcas, onde o processo de testagem final dos produtos é alto.

Chegou a esse nível, pois o custo da garantia de um alto falante com defeito, é grande para s fabricantes, sendo assim, elas optimizam todo o processo de fabricação e verificação para diminuir esse custo.

Coisas que as fabricantes mais ouvem de clientes que queimam os alto falantes:

  • Tocou só uma vez no final de semana;
  • Tocou nem um minuto.

Infelizmente os alto falantes, se utilizados de maneira errada, podem queimar muito rapidamente. Se ligar um alto falante em uma tomada, por exemplo, é provável que ele dure alguns segundos.

Alto Falante de Som Automotivo queima mais?

Os alto falantes foram feitos para serem usados, que nem um motor de carro, porém, no caso dos alto falantes no som automotivo, podemos dar um exemplo de um “motor turbo”, que dá mais manutenção e é “comum” a queima nesses sistemas.

Isso acontece, pois geralmente os apaixonados por som, não compram o sistema para ouvir no mínimo, o que acaba gerando problemas e a queima de alto falantes.