Principais causas de queima dos alto falantes | Como evitar a queima dos alto falantes

Bobina do alto falante toda queimada

Este problema acontece quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada.

Nessas condições a bobina gera muito calor e não tem excursionamento coerente à dissipação de calor da bobina, carbonizando a mesma.

Outra situação é quando o amplificador entra em curto no seu sistema de som automotivo, enviando tensão DC na saída causando queima imediata da bobina.

Bobina queimada em apenas uma extremidade

Ocorre quando há clipping assimétrico (apenas parte da bobina está queimada) ou, DC na saída do amplificador, assim, a bobina sai parcialmente do gap em apenas um dos sentidos (Para dentro ou para fora dos entre ferros), e as espiras perdem está proximidade com os entre ferros do conjunto magnético, sem o calor devidamente dissipado, ocorre a queima do verniz da mesma.

Bobina toda queimada com espiras soltas no gap do alto falante

Problema causado quando o alto-falante é submetido a um nível muito alto de distorção ocasionando a queima do verniz da bobina, comprometendo a estrutura da bobina e soltando o enrolamento do GAP.

Centragem ou borda cortada

Decorrente da não observância do corte mínimo de frequência recomendado pelo fabricante, que pode extrapolar o X-max do alto-falante, onde, o mesmo excursiona demais ocasionando a ruptura da centragem ou da borda, também, pode ocorrer em caixa mal projetada ou fora de sintonia.

Cone dobrado ou cortado na base da bobina ou da borda

Esta situação também está relacionada ao corte de frequência, frequência muito baixa, o que causa um excesso de excursionamento, provocando esse dano no cone.

Carcaça quebrada ou amassada

Problema causado por falha do manuseio ou transporte, que pode provocar a queda do produto e como consequência danifica-lo pelo impacto.

Fadiga mecânica

Nessa situação o alto-falante apresenta descoloração do cone, afundamento da borda e centragem. Este é um desgaste natural causado por prolongado tempo de uso.

Cordoalha queimada

Geralmente acontece quando se tem excesso de potência aplicado no alto-falante, nessa situação, a cordoalha funciona como um fusível, o que provoca sua queima.

Como evitar a queima da bobina dos alto falantes?

 

Primeiramente vamos enumerar algumas situações do dia-a-dia para analisar alguns problemas.

O primeiro delas, seriam o excesso de potência aplicada no alto falante.

Onde, você pode aplicar mais potência em rms que o nominal (famoso valor musical do alto falante), porém, para que isso aconteça com segurança, é necessário que tenha mais experiencia no uso de um sistema de som automotivo.

Veja também: Qual potência aplicar nos alto falantes?

Como assim?

Uma pessoa com mais conhecimento ou experiência, saber regular, utiliza a caixa correta e principalmente, sabe como analisar o limite do sistema, de modo que não o ultrapasse e queime os alto falantes.

O segundo problema, é a caixa fora de sintonia do alto falante.

Algumas pessoas acham que é só colocar o alto falante em uma caixa qualquer e que já pode usar sem problemas.

Não é bem assim! Devemos respeitar as especificações do alto falante, como sintonia ideal e volume interno pedido da caixa.

Um exemplo, é a utilização de uma caixa de subwoofer para alto falantes de modelo woofer.

Comumente, troca-se o alto falante de modelo e não se troca a caixa do mesmo, e isso pode gerar vários problemas.

O terceiro problema, é a utilização de drivers e tweeters abaixo do corte mínimo recomendado, utilizando como base somente a resposta de frequência.

A resposta deve ser uma base de informações para ter conhecimento de como o driver trabalha.

Para ter seu ótimo desempenho fique atento ao corte mínimo.